AS FESTAS JUNINAS ESTÃO CHEGANDO!

terça-feira, 10 de maio de 2011


Está chegando uma das melhores festas do ano! As Festas Juninas!
É um período friozinho, onde o calor da fogueira é muito bem vindo!
As comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, no solstício de verão, onde se faziam uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia vinte e quatro de junho.
A religião Católica absorveu esta comemoração pagã e hoje as festas juninas são conhecidas como características desta religião.
Com a vinda dos portugueses para o Brasil, a festa foi se difundindo ao poucos. Como nesta data o milho está em evidência em nossas plantações, sendo à base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas.
Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o caldo de milho, milho cozido, e os bolos de milho, de tapioca, de aipim e de puba, dentre outros pratos. Porém, não são apenas esses alimentos que compõem a culinária da festa.
Dependendo da região onde for realizada, a festa junina apresenta um caráter peculiar com a cultura da localidade.


Neste ano, as suas comemorações serão deliciosas e sem trabalho dobrado!
Encomende seus bolos com sabor caseiro e com qualidade Dona Nil. Temos:

• Bolo de Aipim;
• Bolo de Milho;
• Bolo de Puba e;
• Bolo de Tapioca.

E muitos outros sabores!

E então?
O que está esperando!
Encomende já o seu!


Os beneficios do Aipim na Saúde

sexta-feira, 6 de maio de 2011


O aipim, também conhecido como mandioca e macaxeira, é uma planta da espécie Manihot esculenta pertencente à família Euphorbiaceae, da qual fazem parte mais de 7000 espécies. Nativa da América do Sul, possivelmente da região sudoeste da Amazônia, o aipim é cultivado em várias regiões tropicais e subtropicais do mundo, por ser uma planta com raízes comestíveis. As raízes tuberosas do aipim, que são as partes mais consumidas da planta, são consideradas uma importante fonte de hidratos de carbono (carboidratos), por conter em sua composição grandes quantidades de amido (polissacarídeos). De acordo com as características morfológicas externa do aipim, podemos descrevê-lo como sendo uma planta perene, arbustiva, que pode chegar a uma altura de até 3 metros. As folhas são palmadas de coloração verde quando adulta e em tons de roxo e verde quando a folha é jovem. O pecíolo pode estar na coloração verde, verde-avermelhado e vermelho-esverdeado. Já o caule é encontrado em tons de marrom-claro, marrom-escuro, róseo e ate mesmo prateado. Suas raízes que chegam a ter de 30 a 90 centímetros de comprimento possuem forma cônica e são recobertas por uma casca áspera de coloração marrom. A planta desenvolve-se muito bem em solos de franco-arenoso a argilo-arenoso que sejam bem drenados e cuja temperatura esteja em torno de 25ºC.

Propriedades

Mantém ossos saudáveis e ajuda a controlar impulsos nervosos

A mandioca é boa fonte de carboidratos, de calorias e contém grande quantidade de vitaminas B.

A mandioca é uma boa fonte de carboidratos e fonte de vitaminas do complexo B. Possui cálcio, fósforo e potássio.

Curiosidade

Apesar do nome, o aipim não é parente da mandioca, mas é da mesma família da cenoura.